FISSURAS

Março 16 2010

 

Concluído mais um congresso do PSD, o sentimento geral é de unidade. Os ex-líderes estiveram presentes, contando com a presença do hesitante professor Marcelo Rebelo de Sousa, que, com a sua comparência, contribuiu para a unidade de que o partido tanto precisa, se quer despertar do coma em que tem estado. Pode-se até questionar o porquê de ter afirmado que existe um sentido de unidade no PSD, enquanto subsistem quatro candidaturas no seio do partido; mas, ao contrário de muitas vozes dissonantes, não vejo isso como um mau sinal, mas sim como um factor positivo, dado o pluralismo que ressalta das várias alternativas à liderança do partido. Factor bem distinto da aclamada união e respeito pelo futuro líder partidário, sentimentos que, ultimamente, têm faltado ao PSD.
Aguiar-Branco                                                                                             
É a imagem da moderação, um homem bastante ponderado, uma figura que me agrada e dá a imagem de uma política séria e responsável, sem populismos. Como era de esperar, o discurso de José Pedro Aguiar-Branco, não arrebatou o público, mas teve o respeito do mesmo, proclamando a unidade do partido em torno de Portugal. No meu ver, é esse mesmo o espírito inerente à figura de Aguiar-Branco, o candidato que se demarca pelo respeito e ponderação, não aderindo a extremismos somente para se promover a si e ao partido, e tem demonstrado todos esses atributos enquanto líder da bancada parlamentar. Apesar de tudo o que disse, não acredito que consiga ser o vencedor; o PSD precisa de união e ponderação, mas não será suficiente para que o candidato consiga a maioria dos votos; de facto, existe um claro respeito e consideração pela pessoa de Aguiar-Branco, mas falta-lhe algo mais (carisma?).      
 Castanheira Barros
 Sobre este candidato, apenas posso dar o mérito por ter consigo as assinaturas necessárias, e por lutar por algo que acredita, de resto, não creio que consiga uma votação sequer relevante para acreditar tão-pouco numa possível candidatura no futuro.
 Paulo Rangel
Para mim, a ideologia inerente a este candidato é muito semelhante à de Aguiar-Branco, contudo, considero Paulo Rangel um pouco mais extremista e com maior vivacidade nos discursos que profere. É o único dos quatro candidatos que teve uma vitória segura sobre o PS nas europeias. O seu discurso ficou marcado pela frase “Portugal precisa de uma verdadeira dessocratização”. Na sua intervenção, conseguiu agradar, arrancando vários aplausos, demonstrando tratar-se de um potencial candidato à vitória. Importa ainda realçar que, no seu discurso, teve a coragem de defender uma revisão constitucional que comece por reformar a forma como a justiça funciona. Um homem extremamente inteligente, e decerto uma grande individualidade para governar os destinos do partido e da nação.
 Pedro Passos Coelho
Fez um discurso brilhante, coerente e seguro. Foi o candidato mais aplaudido e, como tal, deu um grande passo para a vitória final. É o candidato que, na minha opinião, o PSD precisa: uma pessoa jovem, dinâmica, coerente, pragmática, bom orador e com garra para elevar o partido ao níveis conseguidos anteriormente. Para mim será o vencedor no dia 26.
Em jeito de resumo, dos quatro candidatos, três deles são muito bons, e como tal, qualquer um poderia ser líder do PSD, embora, na fase que o partido atravessa, o melhor será mesmo renovar-se com alguém jovem e dinâmico, para que no fundo se renove um partido, que ultimamente tem estado conotado aos ‘velhos barões’, que não conseguem despertar um sentimento de rejuvenescimento. Assim sendo, tanto Rangel como Passos Coelho, são caras que vão trazer juventude e novas ideias ao partido. Embora acredite mais na candidatura de Pedro Passos Coelho, séria óptimo a coexistência de várias figuras em torno da qualidade e união futura do partido, independentemente da vitória de um ou de outro.              
 

 

 

publicado por João Soares Rodrigues às 22:14
Tags:

Março 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
12
13

14
17
18
19

21
23
24
26
27

28
29
31


pesquisar
 
blogs SAPO