FISSURAS

Janeiro 12 2010

 

 

O Partido Popular Monárquico pretende alterar a constituição e referendar a monarquia.
Manuel Beninger membro partidário do PPM, adiantou que “a república é o resultado de uma minoria”. Esta declaração tem o seu toque de humor, pelo menos no meu ver, porque realmente a república até pode ser vontade de uma minoria (algo que não acredito), mas vamos supor que sim, e se for esse o caso, o que é que se pode chamar ao regime monárquico? Talvez seja a vontade da maioria, que determinadas pessoas, sem o mínimo mérito que os distinga do resto da população, sejam escolhidas para governar ou comandar os destinos da nação, escolha feita porque “alguém” teve a felicidade de ser o primeiro filho de um rei. De facto tudo isto faz todo o sentido, mas não na nossa época.
Gostava ainda de realçar mais uma declaração do senhor Manual Beninger, ao afirmar que “queremos uma lei fundamental igual para todos”. Será que essa lei fundamental, que é a Constituição da República Portuguesa, é assim tão desigual? E supondo que é, ao substituirmos o Presidente da Republica que é eleito por todos os cidadãos, por um rei, estamos realmente a tornar a lei fundamental igual para todos? Na minha opinião não, até porque, este regime prima pela desigualdade, visto que, o rei é uma pessoa como já disse sem o mínimo mérito para comandar o país, simplesmente por descender de determinada família, para mim, não é condição suficiente para se comandar os destinos de uma nação. É de facto uma desigualdade que a Constituição não pode abarcar. Mas podemos falar de outra desigualdade, os reis até ver, são somente do sexo masculino, limitando as mulheres a um cargo meramente secundário, assim sendo, acho que não preciso de me esforçar mais para demonstrar a desigualdade deste regime político.
Peço desculpa pela dureza do texto, mas considero lamentável que, nos dias de hoje, ainda se fale na possibilidade de um regime monárquico, porque nenhuma família deve possuir um exclusivo de governação de um determinado território, só porque sim.
Para finalizar o post, extrai uma frase do presidente do PPM, que se encontra no texto inicial do site do partido e  resume tudo o que sou contra neste regime, “ a autoridade Real encontra-se precisamente na sua não eleição, tal qual os que nos antecedem no seio de cada família”.
publicado por João Soares Rodrigues às 00:51
Tags:

Janeiro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
14
15
16

17
18
19
20
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


pesquisar
 
blogs SAPO